‘Sei não, fia, esse negócio de FIT’

– O que foi o FIT pra você? – a moça pergunta para uma mulher de cabelos brancos presos num coque que passa com uma sacola plástica enrolada a um dos braços.
– FIT? Só vim receber minha aposentadoria…
As duas agora estão paradas no meio do Calçadão. A moça responde à mulher: – O FIT, Festival Internacional de Teatro, tem todo o ano aqui em Rio Preto. A senhora não ouviu falar, não viu nenhuma peça?

– Sei não, fia, esse negócio de FIT. Eu não tenho dinheiro pra ir ao teatro – a mulher fala encabulada, e coça a cabeça.
– Mas não é bem assim, deixa eu explicar: tem muita coisa de graça. E não é só peça, tem palestras, oficinas, muita coisa que estimula a gente a pensar… e não precisa pagar nada. O FIT deste ano terminou ontem, por isso que eu fiz a pergunta.
– Ah, é? Hum… Acho que tô começando a entender o que você tá dizendo… – diz a mulher.

Ela parecia apressada no começo, mas muda de ideia e se posiciona bem de frente para a moça, e continua a falar.
– Olha só… até sei de umas coisas que aconteceram lá no meu bairro e acho que eram desse FIT. Todo dia tinha um pessoal reunido ali na creche fazendo uns exercícios de teatro, ouvi música vindo de lá também.

– Sim, é como se a cidade ficasse dez dias respirando teatro. E olha, quem assistiu a uma peça de Rio Preto, ou infantil, entrou de graça. E teve grupos de fora, de outros Estados e países se apresentando. Teve também muita peça de rua, com teatro nas praças, nos parques…

A mulher dá uma risada.
– Ah, bem que outro dia eu fui comprar uma carne moída pra fazer de mistura e vi um pessoal fantasiado ali na praça em volta de uma caixa de madeira bem grande. Fiquei curiosa, mas tava com pressa pra colocar o almoço no fogo…
– Hum, que pena – diz a moça.

A mulher continua: – Aí, naquele dia mais tarde, meu neto, que tá de férias, me contou que tinha visto esse teatro da caixa. Nem foi jogar bola por isso.
– E ele gostou?
– Fia, não fiquei perguntando, mas pra ele ter deixado o futebol, deve ter gostado, viu. Agora deixa eu ir pro terminal. E ano que vem, se eu estiver ainda aqui na terra, quero ficar de olho nesse FIT.

Uma resposta to “‘Sei não, fia, esse negócio de FIT’”

  1. Carla Nassif Says:

    ahahaha. adorei!

Deixe um comentário

