Segundo time do coração

Descobri que a certa altura da vida, meu pai, o santista Gilberto, adotou a Ponte Preta como time do coração. Essa passagem sobre sua história foi contada por Felippe Seabra, homem tranquilo, agora de barba e cabelos brancos, casado com a irmã mais nova de minha avó Aurora.

“Você nem deve se lembrar, pois era muito novinha”, disse, na semana em que meu pai nos deixou, há pouco mais de três meses.

Naquela época, seu Gilberto havia mudado com a família para Campinas. Eu deveria ter uns 5 anos de idade, e ele, 27. Recém-chegado à cidade, meu pai era o único sobrinho do pontepretano Felippe a não torcer para o Guarani. De certa forma, tal particularidade fortaleceu a amizade entre os dois.

“Já que andávamos sempre juntos, íamos sempre assistir aos jogos da Ponte Preta, e ele passou a gostar da ‘macaca’, apelido carinhoso da Ponte, e a tê-la como seu segundo time do coração.”

Num dia de derby campineiro, a dupla não se intimidou com a rivalidade, e foi ver o jogo, que era no campo do adversário.

“O espaço que destinaram à torcida da Ponte era insignificante. Entramos lá, e tivemos que pedir licença para poder respirar. Estava insuportável, e ainda na pior localização para se assistir uma partida de futebol.”

Felippe diz que anda meio esquecido, e por isso não se lembra de quem partiu a ideia que deu origem a um ato irresponsável para fugir do sufoco.

“Fomos sentar em lugar privilegiado, dava até para respirar, mas no meio dos bugrinos. Nós sabíamos muito bem do risco que estávamos correndo e prometemos ‘torcer para o Guarani’.”

Acontece que a Ponte jogou muito. Nas palavras de Felippe, “deu um show de bola.”

“Nós xingávamos alto os jogadores da Ponte. Mas sentados, abaixávamos nossas cabeças, olhando um para o outro, e sorríamos, quase a ponto de rir alto.”

Pensei em meu pai com seu sorriso de juventude, se divertindo ao lado de meu tio no meio da torcida rival. “Foi um acontecimento simples, mas que marcou muito a nossa amizade.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: